Foto: Miguel Monte (Prefeitura de Jaguari/ divulgação)
Prefeito Beto Turchiello (à direita) contratou empresa por contrato emergencial de 90 dias
Por meio de um contrato emergencial, pelo período de 90 dias, com possibilidade de prorrogação por igual prazo, a prefeitura de Jaguari terceirizou o serviço de coleta do lixo doméstico da cidade, bem como o transporte dos resíduos até Santa Maria. No serviço, que era feito pelo município, eram coletadas 102 toneladas por mês, com um percurso de 5.075 quilômetros mensais.
Jaguari abre seleção para mototáxi
A empresa contratada pelo município para realizar o serviço de fazer a coleta e transporte do lixo doméstico é a Ansus Serviços Ltda, de Santa Maria, a mesma que já realiza este tipo de serviço em Santiago. O prefeito Beto Turchiello (MDB), na presença do representante da Ansus, assinou o contrato firmado entre o município e a empresa, na última quarta-feira, oportunizando, assim, que o serviço tivesse início.
Nesse período de contrato emergencial, o Setor de Licitação da prefeitura de Jaguari vai montar o processo para abrir a licitação a fim de contratar uma empresa para a realização deste serviço tão necessário à população.
Quem foram os vencedores do Festival Estudantil da Canção de Jaguari
LIXO ELETRÔNICO
Além da contratação emergencial, o Executivo, por meio da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente, promove mais uma Campanha de Coleta de Lixo Eletroeletrônico. O anúncio é do titular da pasta, Alexandre Nadalon, que afirmou que a coleta desses resíduos será feita até ao meio-dia de quarta-feira.
- As pessoas da comunidade que possuem algum tipo de eletroeletrônico que não esteja mais em uso e que queiram descartá-lo, deverão trazer até o ponto de recebimento da prefeitura, impreterivelmente até ao meio-dia do dia 31 de outubro. No período da tarde, a empresa que faz parceria com o município já irá fazer a coleta - explica o secretário.
Caçapava do Sul festeja 187 anos
A coordenadora do projeto Reciclação, Lucele Zanini, destaca que serão recebidos no ponto de recebimento da prefeitura materiais como: aparelhos de televisão, computadores, notebook, máquina de lavar roupa, secador de cabelo, geladeira, aparelhos de som, monitores, entre outros.
- Isso poderá ser trazido até o ponto de recebimento da prefeitura ou também na Eletrônica Dalosto, que está fazendo junto conosco o recebimento - diz a coordenadora.
Conforme Lucele, a coleta desses materiais faz parte da Política Reversa, ou seja, estes materiais têm que retornar para o seu local de origem: para a indústria que produziu, para que ela faça a destinação final adequada.
Prefeito e empresários de Santiago viajam amanhã à China em busca de recursos
Para que o material seja encaminhado ao destino final adequado, a prefeitura de Jaguari fez parceria com a empresa Natusomos, de Horizontina, que faz o recebimento de resíduos, o desmonte, descaracterização e encaminha para a usina ou empresas que façam a reciclagem dos itens coletados.
- Essa parceria não tem nenhum custo para o município e nem para o cidadão que leva até o ponto de recebimento o lixo eletroeletrônico - informa Lucele.